Área de atuação

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória pode tratar, prevenir, reabilitar, orientar. As técnicas e recursos utilizados dependem da avaliação, da idade e do diagnóstico fisioterapêutico. Pode ser tanto técnicas passivas (realizada por mim), quanto ativas (realizada pela criança).

Para os bebês, as técnicas são passivas e envolvem mobilizações torácicas que melhoram a ventilação e a mecânica respiratória. Assim, é possível promover conforto respiratório e remover a secreção. Se for necessário (depende de cada caso), há também o recurso de aspiração nasal.

Para as crianças, o atendimento fisioterapêutico contempla um combinado de técnicas (tanto ativa quanto passiva) que trabalham com a mobilização torácicas e alteração de volume respiratório. Com isso, melhora a ventilação e a mecânica respiratória, promovendo bem-estar, removendo secreção e diminuindo desconforto respiratório. Tudo de forma lúdica!

A fisioterapia respiratória é indicada nos casos de doenças crônicas ou em quadros agudas, como as viroses, bronquiolites, pós internação hospitalar, entre outros.

Reabilitação Respiratória

Nos caso da reabilitação respiratória, essa é indicada para crianças que apresentam alguma doença crônica (exemplo: asma, fibrose cística, bronquite…).

Há um plano de reabilitação que é composto por exercícios para treinamento de força muscular respiratória e melhora do condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, mantém o pulmão ventilando da melhor forma possível, prevenindo complicações. Isto implica na melhora da qualidade de vida, com menos episódios de crises ou exacerbação. Tudo de forma lúdica!

Consulta Pediátrica de Fisioterapia

Você já ouviu falar na importância dos primeiros mil dias da criança? Este é um período de amplo desenvolvimento e amadurecimento, por isso pode ser considerado uma das fases mais importante da vida de uma pessoa.

Baseado na importância do desenvolvimento do bebê e na necessidade de diversas famílias, surgiu a consulta pediátrica em fisioterapia. Ela tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da criança, orientar os pais, prevenir alterações músculo esqueléticas e respiratórias.

Dessa forma as consultas são realizadas mensalmente no primeiro ano de vida e rotineiramente após o primeiro ano, com duração de 1 hora. Nessas consultas, além da avaliação fisioterapêutica e acompanhamento, a família recebe orientações sobre o desenvolvimento do bebê, o que esperar e como estimular seu filho, por meio de brincadeiras específicas e ainda todo o acompanhamento nos cuidados respiratórios (como lavagem nasal, manobra de desengasgo, sinais de desconforto respiratório, entre outros…)

Consultoria Respiratória

Atendendo necessidades mais pontuais, a consultoria tem como objetivo capacitar os pais de bebês recém nascidos ou lactentes sobre alguns cuidados respiratórios.

Estes englobam a higiene nasal, manobras de desengasgo de Heimlich e orientações sobre posturas e sono seguro.

O atendimento pode ser tanto presencial ou on-line, e tem duração de 45min a 1 hora.

Se interessou por algum atendimento? Agenda aqui!